Editora Saraiva. Brasil 2006. 264 páginas.

Sobre

"Este livro é um verdadeiro marco no entendimento sobre o que é hoje o esporte como negócio, em sua expressão mais universal, o futebol. Para isso, seu autor não mediu esforços para mostrar que a mídia é uma jogadora fundamental na disputa para o desenvolvimento do desporte. Para dar conta desse desafio, Anderson Gurgel fez um livro competente, recheado de pesquisa e com riqueza de detalhes, números e citações.

Entre os anos 1950 e 1960 a mídia, através da televisão, passou a ser atleta incansável no desenvolvimento, propagação e, por que não dizer, na globalização dos esportes. A partir daí, entendemos perfeitamente o porquê da escolha da mídia, do futebol e da Copa do Mundo para mostrar, ou melhor, ensinar, o que é o negócio do esporte. A mídia, por seu papel de divulgação e cobertura, o futebol, por ser o esporte mais amado e praticado, e a Copa do Mundo, um dos dois maiores eventos esportivos do planeta. Esse não é o quarteto, mas o trio mágico que emociona e apaixona milhões de pessoas em todo mundo.

Para completar, existe um exército de pessoas e marcas que trabalham para esse trio brilhar. Longe de parecer pretensioso, haja vista o esforço feito por Gurgel para ilustrar isso, gostaria de ressaltar o papel do esporte como plataforma de comunicação para as marcas patrocinadoras, e a força que a mídia exerce na exposição que oferece ao futebol e seus patrocinadores.

O marco está posto. É brilhante e abre uma nova frente de pesquisas para os negócios do esporte, a interface com a comunicação. Estou certo que todos marcaremos belos gols após esta leitura".

Rafael Plastina
Diretor de marketing da Informídia

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