Resumo

Nas aulas regulares de Educação Física, o desafio dos professores é saber como direcioná-la para que não se resumam apenas a técnica, mas sim, a aplicação didática e pedagógica dos conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de maneira objetiva, criativa e interativa. Dessa forma, podem ser utilizadas algumas inovações que foram desenvolvidas a partir das necessidades do cenário social e da apropriação de novas Tecnologias Digitais, o que nos leva ao conhecimento e prática de metodologias diversificadas de ensino, como a Gamificação. Mais do que utilizar somente os dispositivos móveis, os alunos estão demonstrando interesse em inovações, como a gamificação, por exemplo, que traz a utilização dos jogos eletrônicos em diferentes ambientes, principalmente na educação. "Um dos interesses das crianças modernas são os jogos digitais, que invadem o nosso dia a dia, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento" (FERNANDES, 2010, p. 13). Resumidamente, a gamificação dentro dos domínios da educação caracteriza-se por usar elementos de jogos na rotina escolar. E isso envolve desde aproveitar games já existentes, até mesmo alguns tradicionais, como o xadrez, ludo, dama, novas atividades ou trazer elementos dos jogos para a sala de aula como: avatares; desafios lógicos; rankings; prêmios, entre vários outros. Ao falarmos em gamificação e suas aplicações como ferramentas didáticas e pedagógicas dentro das aulas de Educação Física, precisamos entender como esta nova ciência funciona e como vem sendo desenvolvida. Neste artigo apresentaremos a atuação do Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa da Universidade (Ludus Lab) e suas contribuições no desenvolvimento, ensino, pesquisa e capacitação de profissionais na área de game designer dentro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O Ludus é um laboratório onde pessoas são estimuladas a desenvolver a criatividade criando estruturas inovadoras, suas ações estão voltadas para a excelência na formação acadêmica; produção de conhecimento; desenvolvimento de tecnologias e inovação (Hard Skills); aprimoramento de competências e habilidades (Soft Skills). Além disso, o investimento na pesquisa, desenvolvimento e capacitação de profissionais que desenvolvem estas ferramentas ganha cada vez mais visibilidade, por conta do crescente avanço na tecnologia. Observa-se ainda a importância de que os profissionais do ensino, não apenas os professores de educação física, busquem se reinventar e se atualizem sobre as novas passibilidades de ensino e aprendizagem.

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