Resumo

O artigo objetiva analisar as significações das situações de movimento de alguns dribles de Garrincha como uma prática de linguagem oriunda de uma notória contracultura da lógica técnico-tática do futebol à época. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo documental, sob a análise da Semiótica Pragmática da Pedagogia da Corporeidade. Foram escolhidas três cenas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, período épico do atleta que conferiu visibilidade mundial aos seus dribles. Os resultados desvelam os dribles de Garrincha como signos de um espetáculo qualitativo, peculiar e excessivo, porque existe um caráter lúdico, que provoca uma emoção sem disfarce no uso do espaço de jogo, das relações com os oponentes e do domínio da bola com a perna direita. Conclui que seus dribles oferecem uma significação nas situações de movimento do futebol, vinculada à alegria, ao improviso dos floreios e das firulas, pois Garrincha representava uma característica da cultura futebolística brasileira generalizada, a posteriori em outros jogadores: um estilo brincante, singular e exagerado dentro do jogo.

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