Integra

Muitos anos atrás, eu li um texto sobre um pesquisador que tinha a capacidade de escrever com uma clareza e simplicidade magníficas. Ao lhe perguntarem como consequia explicar temas complexos com uma linguagem de fácil entendimento, ele relatou que o seu método consistia em escrever múltiplas versões de seus artigos. Se havia diferença de uma vírgula entre uma versão e outra, ele tornava a escrever o texto. Ele afirmou ainda que, para chegar à versão final de um artigo, ele precisava reescrever o texto, em média, 16 vezes.

Escrever de forma simples não é fácil, requer trabalho. Infelizmente, existem autores, principalmente na academia, que se esforçam em escrever textos obscuros, de difícil entendimento, e que possivelmente não significam nada mesmo. Se ninguém entende um texto, ele pode significar qualquer coisa, não é mesmo?

A Dicas-L possui o  Gerador de Lero Lero, de autoria do Padre Levedo. O nome real do autor ninguém conhece. Recentemente ouvi falar de um software derivado, o  Gerador de Lero Lero Filosófico. Infelizmente, o portal que abrigava este código não mais existe (http://lerolero.hdfree.com.br/) mas eu consegui obter uma cópia deste site no portal Archive.org.  

Tanto o Gerador de Lero Lero original quanto o gerador de Lero Lero Filosófico, geram textos aparentemente profundos, mas que na realidade não significam nada. Se você quiser desmascarar aquele pseudo-intelectual metido a besta que vive lhe importunando, gere algumas frases, ou mesmo um livro, com o gerador de Lero Lero e divirta-se :-)


Rubens é criador dos portais Aprendendo Inglês, Dicas-L e Contando Histórias, e há mais de 20 anos vem ajudando pessoas a expandirem suas possibilidades através da educação.