Resumo

A  Gestão  do  Esporte  (GE)  é  apontada  como  uma  das  sete  especificidades  da  intervenção  do  profissional  em  Educação Física (EF). Este campo tem sido contemplado nos currículos dos cursos de EF e Esporte por muitos  anos  com  diferentes  nomes,  tais  como,  Administração  Esportiva,  Marketing  Esportivo,  Gestão  do  Esporte,  Organização Esportiva, dentre outros. Tratando-se de uma área recente de atuação e produção acadêmica para o  profissional de EF e Esporte, torna-se necessário compreender como os componentes curriculares relacionados à  gestão são desenvolvidos nas Universidades Brasileiras. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os ementários dos  componentes curriculares relacionadas à GE nos cursos de EF das Universidades Federais (UFs) de Minas Gerais  (MG). O estudo, de natureza qualitativa, possui caráter descritivo e documental. Para isso, foi realizada uma análise  da  matriz  curricular  dos  cursos  em  EF  em  todas  as  11  UFs  de  MG.  Foram  analisados  os  ementários  dos  componentes curriculares nos seguintes aspectos: nomenclatura; programa dos cursos ou conteúdo programático;  período do curso, se é obrigatório ou optativo e carga horária. Constatou-se que, das 11 UFs de MG, apenas três  não foram enquadradas nos critérios de participação do estudo, pois duas não possuem o curso de EF e uma contém  o  curso,  porém  nenhum  componente  curricular  relacionado  a  Gestão  do  Esporte,  totalizando  assim,  oito  UFs  consideradas  para  análise.  Foram  encontradas  20  componentes  curriculares  no  total,  pelo  fato  de  algumas  UFs  possuírem mais de um componente em sua grade. Deste total, nove são obrigatórios e 11 são eletivos. A partir dos  resultados foi possível observar que a  maioria das  UFs possui mais de um componente curricular relacionado a  Gestão do Esporte com diferentes nomenclaturas. Em relação a carga horária total foi observado uma variedade  de horas, sendo de 30h a 75h. Os eixos temáticos estão relacionados a gestão/administração do esporte, políticas  públicas,  empreendedorismo,  gestão/administração  de  eventos  e  marketing.    Foi  possível  concluir  que  os  componentes curriculares relacionados à gestão se fazem presentes nos cursos de EF nas UFs do estado de MG,  tanto  no  rol  das  obrigatórias  quanto  das  eletivas.  Notou-se  uma  falta  de  padronização  nos  componentes  curriculares, tanto no que se refere à nomenclatura, quanto à carga horária total e o período do curso. Quanto aos  ementários  dos  componentes  curriculares  verificou-se  uma  ênfase  na  Gestão  do  Esporte  e  Administração  do  Esporte com maior quantidade de conteúdos programáticos. A análise dos resultados obtidos neste estudo revela  que  não  existe  no  Brasil,  diretriz  única  para  cursos  de  graduação  em  Educação  Física  voltados  à  formação  de  Gestores/Gestoras do Esporte. Os componentes curriculares oferecidos têm diferentes formatos e objetivos.

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