Gestão do Esporte Como Componente Curricular dos Cursos de Educação Física das Universidades Federais de Minas Gerais
Por Lorena Krieck Marques (Autor), Daniel Paiva de Oliveira (Autor), Letícia Ramos Rodrigues (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 2, 2020.
Resumo
A Gestão do Esporte (GE) é apontada como uma das sete especificidades da intervenção do profissional em Educação Física (EF). Este campo tem sido contemplado nos currículos dos cursos de EF e Esporte por muitos anos com diferentes nomes, tais como, Administração Esportiva, Marketing Esportivo, Gestão do Esporte, Organização Esportiva, dentre outros. Tratando-se de uma área recente de atuação e produção acadêmica para o profissional de EF e Esporte, torna-se necessário compreender como os componentes curriculares relacionados à gestão são desenvolvidos nas Universidades Brasileiras. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os ementários dos componentes curriculares relacionadas à GE nos cursos de EF das Universidades Federais (UFs) de Minas Gerais (MG). O estudo, de natureza qualitativa, possui caráter descritivo e documental. Para isso, foi realizada uma análise da matriz curricular dos cursos em EF em todas as 11 UFs de MG. Foram analisados os ementários dos componentes curriculares nos seguintes aspectos: nomenclatura; programa dos cursos ou conteúdo programático; período do curso, se é obrigatório ou optativo e carga horária. Constatou-se que, das 11 UFs de MG, apenas três não foram enquadradas nos critérios de participação do estudo, pois duas não possuem o curso de EF e uma contém o curso, porém nenhum componente curricular relacionado a Gestão do Esporte, totalizando assim, oito UFs consideradas para análise. Foram encontradas 20 componentes curriculares no total, pelo fato de algumas UFs possuírem mais de um componente em sua grade. Deste total, nove são obrigatórios e 11 são eletivos. A partir dos resultados foi possível observar que a maioria das UFs possui mais de um componente curricular relacionado a Gestão do Esporte com diferentes nomenclaturas. Em relação a carga horária total foi observado uma variedade de horas, sendo de 30h a 75h. Os eixos temáticos estão relacionados a gestão/administração do esporte, políticas públicas, empreendedorismo, gestão/administração de eventos e marketing. Foi possível concluir que os componentes curriculares relacionados à gestão se fazem presentes nos cursos de EF nas UFs do estado de MG, tanto no rol das obrigatórias quanto das eletivas. Notou-se uma falta de padronização nos componentes curriculares, tanto no que se refere à nomenclatura, quanto à carga horária total e o período do curso. Quanto aos ementários dos componentes curriculares verificou-se uma ênfase na Gestão do Esporte e Administração do Esporte com maior quantidade de conteúdos programáticos. A análise dos resultados obtidos neste estudo revela que não existe no Brasil, diretriz única para cursos de graduação em Educação Física voltados à formação de Gestores/Gestoras do Esporte. Os componentes curriculares oferecidos têm diferentes formatos e objetivos.