Resumo

É na socialização que o indivíduo aprende valores e regras imprescindíveis para o seu desenvolvimento. Pensando nisso é que constatamos a importância de Projetos como o exposto, para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade. Objetivo: Na perspectiva de otimizar projetos dessa natureza foi necessário compreender que estratégias de gestão foram mobilizadoras no projeto de natação pesquisado (Projeto Movimento), no sentido de potencializar o ensino da natação para pessoas com deficiência, sobretudo as pessoas com deficiência intelectual. Metodologia: O público-alvo foi professores, pais de alunos e alunos participantes do Projeto Movimento, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal-Central. Esse projeto atendeu, durante cinco anos, a 30 pessoas com deficiência intelectual. O estudo identificou algumas etapas bem definidas, por meio do acompanhamento dos alunos, familiares, mas também, das estratégias pedagógicas aplicadas pelos professores, que potencializaram os resultados do processo de ensino-aprendizagem. Principais Resultados: Um dos primeiros momentos da pesquisa foi identificado uma divisão dos grupos de alunos em três níveis: básico, intermediário e avançado. Esse fato assegura que os métodos pedagógicos utilizados foram escolhidos de acordo com o grau de deficiência, ou seja, de compreensão, de dificuldades e de potencialidades para que o resultado almejado fosse alcançado. Sobre esse ponto é importante informar que para que o aprendizado da natação fosse conseguido, se tornou necessário um trabalho de base voltado a socialização, por meio de atividades lúdicas, sendo muitas vezes observadas adaptações de acordo com a individualidade de cada aluno, algo que foi bem complexo, mas que foi possível de observar por ter, no Projeto Movimento, uma gestão multiprofissional, com conhecimentos específicos sobre natação, e sobretudo, sobre a diversidade de características de cada uma das deficiências intelectuais, tais como: Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista - TEA, X-frágil, Paralisia Cerebral, entre outras. Dentre outros pontos, foi possível identificar que houve, nesta proposta, uma avaliação inicial (avaliação das habilidades no meio aquático), o que possibilitou a divisão dos grupos para se ter uma proposta mais padronizada, nos meses iniciais, tendo em vista que o projeto atendeu pessoas de todas as regiões administrativas do município de Natal/RN, vindo de realidades muito diferentes, inclusive socioeconômicas e culturais. Após esses momentos iniciais foi possível elaborar um plano individual de treinamento - PIT, embora houvesse uma padronização de acordo com o nível de aptidão e conhecimento de cada aluno referentes à natação. Outro ponto importante observado foi a realização de registros em fichas individuais que auxiliavam os professores da modalidade. Esses registros foram obtidos por meio de conversas com pais e responsáveis sobre habilidades, comportamentos, interesses e outras características pessoais. Com isso, foi oportunizada uma "previsão" e orientação para os planejamentos mensais e execução das atividades diárias da modalidade, muitas vezes sendo lançada mão de atividades lúdicas que trouxesse os alunos às práticas na piscina, tarefa nem sempre fácil. Ao final foram apresentadas respostas muito diferentes, tais como: entrar na água com segurando, após quatro meses de tentativas; aprender a colocar a cabeça dentro d'água (mergulhar); aprender nados como crawl ou costa; participar de competições locais. Considerações finais: A natação é considerada uma das atividades físicas mais completas que pode vir a ser integradora entre as pessoas que a praticam, visto ser considerado um esporte com uma determinada singularidade, pois além de ter um caráter de melhorar as condições físicas é também capaz de fazer com que seus participantes se sintam capazes de desenvolverem o prazer na sua prática. Os alunos obtiveram benefícios que irão auxiliá-los a ter uma vida mais saudável, buscando a otimização e o desenvolvimento das capacidades físicas, de flexibilidade, de força, de resistência muscular, e da capacidade cardiorrespiratória, além da capacidade de melhoria da socialização dessas pessoas com deficiência intelectual, cada um trabalhando as suas potencialidades e "evoluindo" de acordo com suas limitações.