Resumo
Um tema central na agenda de países em todo o mundo, notadamente naqueles em desenvolvimento, está relacionado aos processos de participação social e, conseguintemente, em suas repercussões em aspectos-chaves como na economia, na politica, na cultura e, de forma mais ampla, no desenvolvimento humano. No âmbito do esporte isso não é diferente, sobretudo a partir do crescente número de instituições do Terceiro Setor atuando nessa área, como é o caso do Instituto Ayrton Senna em seu Programa de Educação Pelo Esporte, lócus de nossa investigação. Nosso propósito é analisar a experiência de gestão participativa em um projeto de Educação Pelo Esporte apoiado pelo Instituto Ayrton Senna, tendo como foco principal as formas/possibilidades de participação dos diversos segmentos de interessados na gestão do mesmo e a influência da experiência desse modelo na formação dos envolvidos. Em resumo, identificar como, de que forma o discurso da gestão participativa se materializa no cotidiano de um projeto de Educação pelo esporte apoiado pelo IAS. A proposta de trabalho é de natureza descritivo-analítica e está inserida em uma perspectiva qualitativa de abordagem. O trabalho de investigação foi desenvolvido em o que denominamos de Estudos. Foram três Estudos, cada qual com características e objetivos particulares, em uma lógica de complementaridade. No Estudo |, realizamos um diagnóstico em 93% dos projetos de esporte apoiados pelo IAS. No Estudo Il, uma análise da gestão participativa em projetos sociais de esporte, a partir de publicação do IAS que dá suporte teórico ao referido Programa. E, no Estudo Ill, observamos como, no campo empirico, ocorre a participação, em que dimenséo, de que forma. As principais conclusdes indicam que: (1) a acdo desenvolvida no projeto pode ser compreendida como um processo de intervencdo social que caminha na dire¢do do aperfeicoamento e da consolidagdo da relação democratica e participativa entre as instancias envolvidas, em uma permanente e aprimorada iniciativa de aprendizagem social da maior relevancia; (2) a participagdo civica propicia significativas mudancas no comportamento dos individuos, na medida em que, representa e expressa o engajamento destes na discussdo das questdes coletivas e aponta para a construgdo de uma cultura ligada a valores como cooperação e solidariedade. (3) a experiéncia de participação constitui um legado que extrapola a vivéncia no espaco restrito do projeto e passa a ser incorporado ao cotidiano das ações didrias das pessoas. (4) a caracteristica fundamental da Iniciativa esta em sua capacidade de promover o envolvimento do participante no processo de construgdo do préprio projeto e das solugdes para sua melhoria. (5) a participacdo serve para deflagrar importantes processos de desenvolvimento e da transformação social.