Resumo

Introdução: As expressões faciais e as manifestações gestuais revelam
sentimentos e emoções, associados às características de personalidade dos
professores-tecnicos atuantes no contexto do esporte de competição
escolar, evidenciando os diferentes estilos de liderança (democrático liberal,
autoritário não-participativos, autoritário-participativo e autoritáriocentralizador). O principal objetivo do presente estudo foi avaliar o
comportamento de liderança dos Professores de Educação Física, que atuam
como técnicos e lideres de equipes escolares. Material e Método: Fizeram
parte do estudo 78 professores-técnicos atuantes em escolas de Ensino
Médio, em diversos Estados do Brasil, a frente de 20 equipes masculinas e
femininas de basquetebol, handebol, futsal e voleibol. O instrumento de
pesquisa utilizado foi o sistema de avaliação ACS, com o intuito de
caracterizar os estilos de liderança adotados pelos professores-técnicos.
Os jogos foram filmados e as imagens obtidas dos professores-técnico
mapeadas de acordo com as categorias de comportamento não verbal
explicitadas por P. Ekman e W.V. Frisen, adaptadas para o esporte por
SIMÕES e CONCEIÇÃO (2004). Resultados e Conclusões: As análises das
manifestações gestuais e expressões faciais revelaram a existência de relações
ent r e e s s a s mani f e s t a çõe s e os e s t i los de l ide r anç a adot ados pe los
professores-técnicos. Conclui-se que o estilo de comportamento de
liderança predominante entre os professores-técnicos é o estilo autoritário
participativo e o estilo apareceu com menor freqüência foi o liberal.

Acessar Arquivo