Ginástica Artística no Contexto Escolar: Pesquisando a Formação de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Lajeado/rs
Por Marcos Minoru Otsuka (Autor), Fabiano Bossle (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho representa parte do estudo de mestrado que estou realizando no Programa de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) do Centro Universitário UNIVATES, na linha de pesquisa - Espaço e Problemas Sócios Ambientais. No estudo, de natureza qualitativa, pretendo investigar a prática da ginástica como modalidade esportiva no âmbito educacional das escolas Municipais do Ensino Fundamental do município de Lajeado/Rio Grande do Sul, utilizando-se da confecção de materiais alternativos para a aplicação dos conteúdos de ginástica. Esta parte, do estudo apresenta o relato de uma atividade de formação de professores do Município de Lajeado aplicado à aproximação às possibilidades de implementação dos conteúdos e processos pedagógicos da ginástica como modalidade no contexto escolar, de modo específico no ambiente atual das escolas, onde ocorrem as práticas corporais das aulas de Educação Física desta Rede de Ensino. Esses conteúdos foram aplicados através de um curso de formação continuada que a Secretaria de Educação de Lajeado possibilitou aos seus professores.