Sobre
PREFÁCIO
O convite para prefaciar esse livro chegou a mim num momento muito especial e significativo da minha vida profissional. Neste ano de 2022 comemoro 50 anos de formada! 50 anos de paixão pela ginástica! uma vida dedicada a entender seus meandros e suas manifestações, a buscar o conhecimento sempre dinâmico e em transformação, a levá-la aos mais diversos lugares e para as mais variadas pessoas. Adentrar no universo da ginástica, descobrir e experimentar suas possibilidades, é para muitos, assim como foi para mim, um caminho sem volta que nos arrebata e nos desafia a conhecer mais, a compartilhar, a inovar, a conviver, a descobrir novos e melhores caminhos metodológicos, que tenham na pessoa seu principal foco e sentido. Meu encantamento pela ginástica se deu ainda na graduação na PUC – Campinas, quando fui apresentada à Ginástica Feminina Moderna, atualmente conhecida como Ginástica Rítmica. Os movimentos, os aparelhos, a música se mesclaram à minha vivência na dança, abriram para mim um novo mundo e definiram a minha escolha profissional. Eu queria me dedicar a conhecer mais e mais sobre a Ginástica. E foi assim... 50 anos, os quais nem vi passar, me proporcionaram experiências fascinantes e momentos inesquecíveis na docência, na pesquisa, na gestão e no relacionamento humano. Presenciei mudanças, quebras de paradigmas e conquistas importantes nessa área tão abrangente e com manifestações diversas, seja no condicionamento físico, nas ginásticas de competição, no surgimento das ginásticas de conscientização corporal, nas aulas de EF e mais especialmente e intensamente no desenvolvimento da Ginástica Geral, hoje denominada Ginástica para Todos (GPT).A ginástica para pessoa com deficiência, tema desse livro, sempre esteve presente na área da Educação Física e do Esporte, como pude acompanhar ao longo de minha docência na FEF/Unicamp, em pesquisas e projetos de extensão, porém, de forma tímida e pouco valorizada em nosso país. A ausência de políticas públicas efetivas, de programas bem estruturados e fundamentados na área educacional e federativa, a fragilidade desse conteúdo na formação do profissional de Educação Física, são aspectos significativos para que essa realidade se manifeste dessa forma. Somam-se a isso outros elementos como a postura preconceituosa da sociedade, as barreiras arquitetônicas e o desrespeito aos direitos das pessoas com deficiências nos vários níveis institucionais.
Sumário
-
Página
14 -
Ginástica e reflexões para a superação do capacitismo: aspectos históricos e culturais das diferenças
Por Marina Brasiliano Salerno Nayane Vieira de Lima Miyashiro
Página
33 -
Extensão universitária em ginástica: caminhos e desafios para a formação profissional para atuar com a pessoa com deficiência
Por Lionela da Silva Corrêa Minerva Leopoldina de Castro Amorim Kathya Augusta Thomé Lopes
Página
50 -
Ginástica para todos e a pessoa com deficiência: ensino, pesquisa e formação inclusiva na extensão universitária da Unesp Bauru
Por Rubens Venditti Junior
Página
86 -
Ginástica rítmica adaptada para pessoas com deficiência intelectual: orientações para iniciação da prática
Por Elisete de Andrade Leite Camila Lopes de Carvalho Marina Brasiliano Salerno
Página
128 -
Hoje não vou pra terapia, é dia de ginástica!
Por Laurita Marconi Schiavon . Kássia Mitally da Costa Carvalho Bruna Locci-Shahateet Daniela Bento-Soares
Página
148 -
Rodas, ritmo, expressão: caminhos iniciais para a prática com pessoas usuárias de cadeira de rodas
Por José Guilherme de Andrade Almeida Soyane de Azevedo Vargas do Bomfim
Página
168 -
Festivais ginásticos: escolher, planejar e participar
Por Kaio César Celli Mota Tamiris Lima Patricio
Página
198 -
Ginástica rítmica nas olimpíadas especiais Brasil
Por Giovanna Sarôa Cecília Almeida Salles
Página
224 -
Disability gymnastics: vestígios de iniciativas federativas pelo mundo
Por Eliana de Toledo Michelle Ferreira de Oliveira Thais Aguiar Rufino
Página
246 -
Proposta internacional da ginástica para pessoa com deficiência: desbravando o projeto do Reino Unido
Por Enoly Frazão Silva Fernanda Menegaldo Camila Almeida Lorena Nabanete dos Reis-Furtado Nayana Ribeiro Henrique
Página
268 -
Mídia e pessoa com deficiência em/na ginástica: (in)visibilidade
Por Jaqueline Monique Marinho da Silva Leila Márcia Azevedo Nunes Ida de Fátima de Castro Amorim
Página
300