Editora BAGAI. None None. 327 páginas.

Sobre

PREFÁCIO

O convite para prefaciar esse livro chegou a mim num momento muito especial e significativo da minha vida profissional. Neste ano de 2022 comemoro 50 anos de formada! 50 anos de paixão pela ginástica! uma vida dedicada a entender seus meandros e suas manifestações, a buscar o conhecimento sempre dinâmico e em transformação, a levá-la aos mais diversos lugares e para as mais variadas pessoas. Adentrar no universo da ginástica, descobrir e experimentar suas possibilidades, é para muitos, assim como foi para mim, um caminho sem volta que nos arrebata e nos desafia a conhecer mais, a compartilhar, a inovar, a conviver, a descobrir novos e melhores caminhos metodológicos, que tenham na pessoa seu principal foco e sentido. Meu encantamento pela ginástica se deu ainda na graduação na PUC – Campinas, quando fui apresentada à Ginástica Feminina Moderna, atualmente conhecida como Ginástica Rítmica. Os movimentos, os aparelhos, a música se mesclaram à minha vivência na dança, abriram para mim um novo mundo e definiram a minha escolha profissional. Eu queria me dedicar a conhecer mais e mais sobre a Ginástica. E foi assim... 50 anos, os quais nem vi passar, me proporcionaram experiências fascinantes e momentos inesquecíveis na docência, na pesquisa, na gestão e no relacionamento humano. Presenciei mudanças, quebras de paradigmas e conquistas importantes nessa área tão abrangente e com manifestações diversas, seja no condicionamento físico, nas ginásticas de competição, no surgimento das ginásticas de conscientização corporal, nas aulas de EF e mais especialmente e intensamente no desenvolvimento da Ginástica Geral, hoje denominada Ginástica para Todos (GPT).A ginástica para pessoa com deficiência, tema desse livro, sempre esteve presente na área da Educação Física e do Esporte, como pude acompanhar ao longo de minha docência na FEF/Unicamp, em pesquisas e projetos de extensão, porém, de forma tímida e pouco valorizada em nosso país. A ausência de políticas públicas efetivas, de programas bem estruturados e fundamentados na área educacional e federativa, a fragilidade desse conteúdo na formação do profissional de Educação Física, são aspectos significativos para que essa realidade se manifeste dessa forma. Somam-se a isso outros elementos como a postura preconceituosa da sociedade, as barreiras arquitetônicas e o desrespeito aos direitos das pessoas com deficiências nos vários níveis institucionais.

Sumário

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