Resumo

Desde o ano de 2009, a Educação Física (EF) foi contemplada com questões de sua área de conhecimento no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta avaliação tornou-se orientadora na construção de currículos nesta etapa do ensino básico e tem auxiliado professores a selecionarem os conteúdos na prática escolar. Na EF no EM, suscitar a variedade de conteúdos, que não somente os esportivos coletivos. O presente artigo analisou como a ginástica foi abordada pelo ENEM desde que a inserção da EF, em 2009, até o último exame aplicado, em 2013. Como resultados encontramos que, ao longo daquele período, das 23 questões de EF, 4 ( 17,40%) estiveram voltados ao tema ginástica, sendo elas: ginástica laboral; flexibilidade; salto e saúde. Não observamos qualquer questão com abordagem mais técnica e que identificasse as ginásticas em suas diferentes manifestações, como as competitivas, de academia, dentre outros. O foco se deu, primordialmente, na ginástica enquanto sinônimo de exercício físico e educação física. Portanto, a ginástica em suas especificidades, tais quais a artística, rítmica, para todos, localizada, não foram diretamente envolvidas na prova, caso que ocorreu com outros temas. 

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