Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pressupõe a realização de uma avaliação dos alunos concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio, com o objetivo de detectar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Por ser este obrigatório no ingresso de alunos nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, a seleção de conteúdos a serem abordados no ensino básico pode ser influenciada pelas questões apresentadas naquele. Desde o ano de 2009, questões da Educação Física foram contempladas no qual o objetivo desse artigo é apresentar como as questões de ginástica foram abordadas. Das 23 questões de EF, quatro relacionaram-se ao tema “ginástica”. Observamos nas questões discussões abrangentes e coerentes a diversos esportes e que as questões não elencaram e nem elevaram as possibilidades da ginástica e suas manifestações esportivas, asseguradas, por exemplo, pela FIG. Muito menos aborda questões da ginástica e sua relação com a demonstração, como a GPT. Além disso, detectamos a extrema ligação entre a ginástica e a saúde física, não havendo quaisquer referências à ginástica enquanto manifestação e identidade de uma cultura, de um povo, ou mesmo enquanto possibilidade de organização e identidade social.
 

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