Resumo

O presente trabalho é fruto de uma investigação que abordou a Ginástica Geral/Ginástica Para Todos (GG/GPT) no PIBID de Educação Física da UFG/RC, como conteúdo escolar/curricular que pode oportunizar experiências de formação cultural e estética, envolvendo a apropriação crítica dos elementos da cultura corporal, com o desenvolvimento de valores éticos, da expressão corporal, do estímulo à criatividade, criticidade, curiosidade e à construção de um saber que transforma e potencializa. A partir desse argumento, enfrentamos a seguinte questão problematizadora: quais os sentidos e significados formativos da GG/GPT enquanto conteúdo temático das aulas de Educação Física Escolar frente às demandas das Pedagogias Críticas em Educação Física, especialmente nas experiências conceituais e metodológicas realizadas pelo coletivo PIBID junto aos/às alunos/as da escola parceira? Assim, o objetivo geral foi de investigar o trato metodológico com a Ginástica, em especial a GG/GPT, nas experiências do coletivo PIBID de Educação Física em seus espaços de formação e nas intervenções pedagógicas, buscando apreender os sentidos e significados formativos para os/as alunos/as da escola parceira.