Integra

introdução:


a ginástica laboral é uma prática de atividade física durante o período de trabalho, consistindo em exercícios que atuam na forma preventiva e terapêutica no caso de lesões causadas pelo trabalho repetitivo, enfatizando alongamentos e exercícios que irão compensar as estruturas musculares que são utilizadas durante a jornada de trabalho e ativação de outras estruturas que não são trabalhadas. o estudo consistiu em verificar se haveria alterações na sensação de cansaço e estresse de funcionários de uma empresa após a implantação da ginástica laboral.

metodologia:


esta pesquisa foi realizada com a participação de 18 mulheres, com idade entre 19 e 45 anos, funcionárias do setor de telemarketing, isto significa que passam de 8 a 9 horas sentadas operando telefones para atendimento de clientes (como relatado por elas). utilizou-se aparelho de som e cd. entregou-se um questionário semi-estruturado às funcionárias, no início e no final do programa de ginástica na empresa. o programa proposto às participantes foi composto de atividades da ginástica laboral como alongamentos e relaxamentos musculares num período de 1 mês (30 dias), nos turnos da manhã e da tarde, no horário de entrada do trabalho, totalizando 15 minutos por sessão. os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. as respostas ao questionário foram divididas em categorias, a fim de identificar as relações entre opiniões para a compreensão deste estudo.

resultados:

o resultados mostraram que após a implantação da ginástica laboral, as participantes começaram a perceber diferenças entre estar muscularmente relaxadas ou não; houve, após o programa, relataram redução de desconforto para realizar tarefas especialmente nas pernas, costas, punho, coluna e mãos; na opinião das participantes elas passaram a se sentir mais motivadas para realizar exercícios (o que não ocorria no início do programa); passaram a utilizar seus momentos livres para o lazer; sentiram diferenças na sensação de cansaço; passaram a se preocupar mais com o próprio corpo; e indicaram melhora no humor. conclusões:
assim podemos afirmar que houve sucesso na adesão à prática da ginástica laboral, de forma geral, pois os resultados foram positivos em relação ao programa. com estes resultados podemos inferir que a ginástica laboral, para este grupo, interferiu de forma a facilitar a redução do estresse.