Ginástica Para Todos e Literatura: Realidade, Possibilidades e Criação
Por Priscila Lopes (Autor), Juliana Leal (Autor), Amanda Valiengo (Autor), Edvânia Gonçalves (Autor), Nayara Gomes (Autor), Taynara Pessoa (Autor).
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar possibilidades da Ginástica Para Todos (GPT) nas ações do PIBID Interdisciplinar Ler e Ser da UFVJM, projeto aprovado pela Capes e iniciado em 2014, no sentido de contribuir para a formação de leitores de literatura por prazer na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica atrelada à proposta do projeto, partindo do pressuposto que a formação do leitor literário é compromisso de todas as áreas. Dessa forma, as licenciaturas em Pedagogia, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês e Educação Física da UFVJM iniciam um trabalho interdisciplinar, por meio das ações do PIBID Ler e Ser, visando integrar literatura e corpo por meio da GPT. Apresentamos, ao longo deste texto, conceitos teóricos relacionados aos estudos literários, à GPT e suas articulações, bem como algumas propostas de ação deste PIBID: estímulo aos graduandos e professores da educação básica para participação em grupos de estudos; discussão da importância da utilização do maior número de modalidades de expressão corporal nas propostas de incentivo à leitura; estímulo dos envolvidos para a composição de produções artísticas que dialoguem com as obras ou textos literários lidos, dentre outras. As considerações são ainda iniciais, mas possibilitadoras de ousadas ações e resultados, tanto teóricos como práticos.