Resumo

Por intermédio da disciplina Educação Física Adaptada, os alunos do 5º período do curso de Educação Física da Universidade Federal de São João Del Rei, são designados a prestar serviços voluntários junto à comunidade. As entidades envolvidas são APAE, Albergue e CAPES, onde, nesse estudo nos focaremos no trabalho realizado com os idosos do Albergue Santo Antônio.
A maior parte do declínio da capacidade física dos idosos deve-se ao tédio, à inatividade e à expectativa de enfermidade. Além disso, grande parte deste declínio é provocada pela atrofia por desuso resultante de sedentarismo. (SANTOS; KNIJNIK, 2006).
Como maneira de justificar nosso envolvimento e permanência nas intervenções juntamente com o Programa de Extensão entre a UFSJ e o Albergue, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atividades consideradas leves ou moderadas podem retardar declínios funcionais, assim, presume-se que uma vida ativa em exercícios pode contribuir para a melhoria da saúde mental e física em idosos e ainda, por ser um hábito essencial na promoção da qualidade de vida pode interferir na longevidade e autonomia funcional. 
Considerando as perdas de movimento e funcionalidade em decorrência da idade, nos apropriamos de saberes sobre a ginástica, que aplicada de forma lúdica e recreativa seria uma maneira de atrair a participação de um grupo que de início rejeitava a prática de exercícios e indiretamente estaríamos aproximando os idosos á atividades semelhantes as que realizam no seu dia-a-dia, como por exemplo, pentear cabelo, tomar banho, etc. Com a implementação das atividades voltadas a ginástica, era possível notar o elevado grau de espasticidade dos idosos, e isso se dá pela pouca ativação ou utilização dos grupamentos musculares corporais.

Acessar