Grades da Esef/ufrgs: Cinco Pontos de Tensão em 70 Anos de Alterações Curriculares
Por Felipe Wachs (Autor), Cibele Bossle (Autor), Rute Viégas Nunes (Autor), Felipe Freddo Breunig (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo do texto é apresentar, de forma panorâmica, cinco pontos de tensão constituídos a partir de, e ao mesmo tempo mobilizadores de, alterações curriculares nas grades de disciplinas do curso superior em educação física da ESEF/UFRGS ao longo de seus 70 anos. Os cinco pontos de tensão identificados são: 1) vinculação das disciplinas aos diferentes departamentos; 2) separação dos percursos curriculares de homens e mulheres; 3) proporcionalidade entre disciplinas obrigatórias e eletivas; 4) surgimento e expansão dos estágios obrigatórios; 5) fortalecimento da pesquisa na formação inicial. Visualizamos, ainda, que os pontos de tensão convergiram de forma mais intensa em três grandes momentos: a federalização da escola em 1970, as mudanças curriculares de 1987 e a divisão licenciatura/bacharelado em 2005.