Grupo de Estudos do Lazer: Percurso Histórico e Debate Contemporâneo

Por: Celestino Amorim Amoêdo, Claudio Lucena de Souza, , Sandra Regina Rosa Farias e .

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


.Resumo

O lazer desde as sociedades antigas até os dias atuais vem assumindo diferentes concepções que estão orientadas pelos determinantes político, econômico e cultural de cada momento histórico. Atualmente, é crescente o número de pessoas e estudiosos de diferentes áreas do conhecimento que têm buscado o lazer como um instrumento para enfrentar os problemas sociais – seja como uma válvula de escape das dificuldades quotidiana características da sociedade moderna urbano-industrial, seja como uma forma de investigar e entender esta mesma sociedade. Nesse sentido, atento a demanda que começa a se expressar no aumento do número de casas de entretenimento no semi-árido baiano – onde se situa a cidade de Feira de Santana, com mais de 500 mil habitantes – surge o Grupo de Estudos do Lazer (GEL), que se configura como um espaço de discussão, sistematização e troca de experiências, visando aprofundar conhecimentos e apontar alternativas de intervenção profissional no âmbito do lazer. Para tanto, estamos desenvolvendo algumas ações no sentido de materializar o acima exposto através de um projeto de extensão na universidade: Ludiversidade. A idéia deste projeto surge com dois objetivos: instrumento de vivências das discussões travadas no grupo de estudos do lazer e como espaço privilegiado de pesquisa para elucidações de problemas da prática e construções de novas referências para embasamento teórico. É nesse contexto, portanto, que se pretende refletir sobre o lazer e seus impactos na contemporaneidade, avaliando a situação específica do lazer em Feira de Santana – Bahia. Espera-se, dessa forma, contribuir para a superação das visões que vê o lazer enquanto uma mera prática de entretenimento, divertimento e de ocupação do tempo, passando a entendê-lo como uma atividade construtora do ser humano e, portanto, uma prática histórica e social pertencente ao repertório cultural da humanidade, capaz de produzir uma nova cultura por meio da ludicidade, alimentando os desejos e sentidos de liberdade, autonomia, criatividade e prazer.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.