Gtt memórias da educação física e esporte: estamos ajudando a olhar?
Por Christiane Garcia Macedo (Autor), Gustavo Silva Freitas (Autor), Sergio Roberto Chaves Junior (Autor).
Resumo
Esse texto surge de uma proposta da Secretaria Estadual de São Paulo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte1 , a partir de uma mesa realizada no 1º Ciclo de Formação do CBCE-SP. No evento, cada um dos 14 Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) da nossa entidade científica apresentou, a sua maneira, o estado da arte das publicações relacionadas aos GTTs, como uma forma de dar visibilidade ao que temos produzido. O GTT Memórias da Educação Física e Esporte foi representado por Christiane Macedo2 . Nosso intuito é apresentar como temos compreendido o GTT Memórias (forma que carinhosamente o chamamos) como um espaço de formação acadêmica. Nos perguntamos também de que formas as especificidades das pesquisas, dos debates, e das reflexões caros ao GTT têm sido mobilizados “para dentro e para fora” do próprio GTT. Para isso, apresentamos alguns caminhos que temos percorrido a partir da seguinte questão: “estamos ajudando a olhar”? Tal pergunta foi levantada por Andrea Moreno, Evelise Quitzau e Carmen Lucia Soares (2019)3 , ao falarem das possíveis contribuições e usos da História a fim de desnaturalizar fatos, enriquecer práticas e entender as relações entre escola, Educação Física e educação.