Resumo

Esse texto surge de uma proposta da Secretaria Estadual de São Paulo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte1 , a partir de uma mesa realizada no 1º Ciclo de Formação do CBCE-SP. No evento, cada um dos 14 Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) da nossa entidade científica apresentou, a sua maneira, o estado da arte das publicações relacionadas aos GTTs, como uma forma de dar visibilidade ao que temos produzido. O GTT Memórias da Educação Física e Esporte foi representado por Christiane Macedo2 . Nosso intuito é apresentar como temos compreendido o GTT Memórias (forma que carinhosamente o chamamos) como um espaço de formação acadêmica. Nos perguntamos também de que formas as especificidades das pesquisas, dos debates, e das reflexões caros ao GTT têm sido mobilizados “para dentro e para fora” do próprio GTT. Para isso, apresentamos alguns caminhos que temos percorrido a partir da seguinte questão: “estamos ajudando a olhar”? Tal pergunta foi levantada por Andrea Moreno, Evelise Quitzau e Carmen Lucia Soares (2019)3 , ao falarem das possíveis contribuições e usos da História a fim de desnaturalizar fatos, enriquecer práticas e entender as relações entre escola, Educação Física e educação.