Editora Confef. None None. 19 páginas.

Sobre

INTRODUÇÃO

Este Guia de Princípios de Conduta Ética traz à luz questões relevantes a serem consideradas pelos acadêmicos de Educação Física e que se revestem de expressivo significado no contexto contemporâneo, principalmente sob a ótica com que o Sistema CONFEF/CREFs observa a intervenção dos Profissionais da categoria e as possibilidades de oferecimento de benefícios à sociedade, transformados na proposta de implementação de uma cultura para a adoção de um estilo de vida ativo. Considera o Sistema CONFEF/CREFs que o valor da categoria depende da qualidade, do desempenho cultural, profissional, social, mas, especialmente, da conduta humana norteada pela ética direcionada ao bem-estar geral das pessoas. Assim, considerando que a Ética deve ser entendida como “a ciência da conduta humana perante o Ser e seus semelhantes”, na relação profissional, torna-se necessário preservar valores pessoais, sociais e institucionais, sendo, portanto, dever ético de qualquer componente de uma categoria profissional proteger o nome e a dignidade profissional daqueles que dela fazem parte. Considera-se que o exercício de qualquer profissão, principalmente as regulamentadas por Lei, devido ao risco que oferece, demanda a aquisição de pleno conhecimento científico, tecnológico, técnico e legal, bem como de condutas éticas. Todavia, não basta apenas a aquisição do conhecimento. Portanto, constitui um mister o domínio das competências relativas às diferentes tarefas, visando conseguir o desempenho desejável e eficaz para o qual deve-se associar a adequada formação intelectual, cultural e social, além da constante atualização. Objetivando orientar os acadêmicos dos Cursos de Graduação em Educação Física, uma profissão que tem como foco principal o desenvolvimento junto à sociedade de uma cultura de estilo de vida que permita ser suficientemente ativo, possibilitando ao beneficiário viver e conviver a seu modo e de acordo com seus anseios, necessidades e desejos, é que o Sistema confef/crefs estabelece este guia de princípios de conduta ética específico. Em consonância com o atual estatuto, que está direcionado a estudantes da Graduação em Educação Física, portanto a indivíduos ainda não capazes de assumir legalmente as responsabilidades profissionais, importa asseverar: “Quem aceita prestar serviços sem ter a competência técnica necessária ou sem estar atento para que esta se consubstancie, comete infração aos princípios da ética, em razão do prejuízo defluente.” Esse alerta deve ser complementado com a afirmativa: “Desconhecer como realizar a tarefa ou apenas saber executá-la parcialmente, em face da totalidade do exigível para a eficácia, é conduta que fere os preceitos da doutrina da moral (ética)” (LOPES DE SÁ 2001. p.151).

Sumário

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