Resumo
O objetivo desta tese foi compreender como os estudos estéticos de György Lukács contribuem com o debate que a Educação Física vem realizando sobre a estética. Nesta direção, sistematizamos as categorias centrais dos estudos estéticos de Lukács – particularidade, mimese, catarse, vida cotidiana, reflexo estético - para compreender o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar sentimentos humanos genuínos e proporcionar conhecimento sobre a vida. Em seguida, analisamos a produção do conhecimento que a Educação Física desenvolve sobre a estética. Além disso, construímos mediações da discussão dos estudos estéticos de Lukács com a Educação Física brasileira. Este foi um trabalho teórico que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica. Como resultado de primeiras aproximações apontamos que os estudos estéticos de Lukács apresentam contribuições críticas para o debate de estética na Educação Física, as quais área devem preocupar-se com: a) o desenvolvimento da autoconsciência do gênero humano; b) a elevação da subjetividade desenvolvida no cotidiano; c) a formação omnilateral; d) a educação dos sentidos humanos pela via corpórea e construção de espaços para apreciação e fruição; e) o método lógico-histórico do conhecimento com ênfase à particularidade; f) as construções de espaços para afirmação da capacidade criadora do ser humano; O método ontológico-genético pode ser uma ferramenta ao estudo da gênese e da estrutura de cada elemento da cultura corporal, no sentido de permitir uma aproximação com as suas particularidades e o conhecimento acumulado pela humanidade. Além de possibilitar aprofundamentos nos objetos de estudos da Educação Física no sentido de serem problematizados a partir do ciclo problemático do agradável, aproximando a cultura corporal do debate de objetos estéticos e pseudoestéticos discutidos por Lukács, no intuito de contribuir com a luta contra a alienação.