Resumo

Renato Ferraz Kehl foi um dos médicos eugenistas mais proeminentes do Brasil. Autor de dezenas de livros, esse intelectual abordou diversos temas em sua trajetória, dentre os quais destaco: casamento, aborto, higiene, saneamento, educação física e educação. Entretanto, o modo como se refere a essas temáticas assumiu tons distintos ao longo dos anos de sua produção. Nesse sentido, este texto objetiva discutir as concepções eugênicas de Kehl situadas após 1929, identificando o modo como esse eugenista passou a significar a educação física em seus escritos. As obras gestadas por Kehl entre 1917 a 1937 foram analisadas à luz dos pressupostos teórico-metodológico da História Cultural. Com isso foi possível perceber que os escritos de Kehl passaram por fases distintas. Entre 1917 a 1929 o autor valorizava e dialogava a Eugenia com propostas educativas e higiênicas como a ginástica. Após 1929, educação, higiene, saneamento e educação física passam a ser colocados em um lugar de menor valor. Devido a vínculos políticos e científicos, acesso a proposições eugênicas de países europeus, dentre os quais destaco a Alemanha, educação física e uma série de outros temas passam a ser re-hierarquizados, sendo colocados em um outro lugar distinto da Eugenia.

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