Há os Que Confundam Eugenia com Educação Física: as Concepções Eugenicas de Renato Kehl Após 1929.
Por Johanna Coelho Von Mühlen (Autor), André Luiz dos Santos Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Renato Ferraz Kehl foi um dos médicos eugenistas mais proeminentes do Brasil. Autor de dezenas de livros, esse intelectual abordou diversos temas em sua trajetória, dentre os quais destaco: casamento, aborto, higiene, saneamento, educação física e educação. Entretanto, o modo como se refere a essas temáticas assumiu tons distintos ao longo dos anos de sua produção. Nesse sentido, este texto objetiva discutir as concepções eugênicas de Kehl situadas após 1929, identificando o modo como esse eugenista passou a significar a educação física em seus escritos. As obras gestadas por Kehl entre 1917 a 1937 foram analisadas à luz dos pressupostos teórico-metodológico da História Cultural. Com isso foi possível perceber que os escritos de Kehl passaram por fases distintas. Entre 1917 a 1929 o autor valorizava e dialogava a Eugenia com propostas educativas e higiênicas como a ginástica. Após 1929, educação, higiene, saneamento e educação física passam a ser colocados em um lugar de menor valor. Devido a vínculos políticos e científicos, acesso a proposições eugênicas de países europeus, dentre os quais destaco a Alemanha, educação física e uma série de outros temas passam a ser re-hierarquizados, sendo colocados em um outro lugar distinto da Eugenia.