Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o esporte de rendimento como veículo para o desenvolvimento de habilidades para a vida, e a percepção de atletas de vôlei de praia medalhistas olímpicos sobre a transferências dessas habilidades para outras áreas e para a situação em específico de pandemia. O primeiro estudo é uma revisão de escopo, que mapeia na literatura os principais conceitos de habilidades para a vida desenvolvidas e transferidas por atletas e ex-atletas de alto rendimento. A busca foi realizada nas bases de dados: Pubmed, Web of Science, PsycINFO, SportDiscus, Science Direct, e Scielo. 18 estudos entraram nos critérios de inclusão. Publicados entre os anos de 2005 e 2022, com maior incidência de produção no Canadá. De maneira geral, as pesquisas apresentaram o esporte como o ambiente principal para aprendizagem das habilidades para a vida. A maioria deles (13) aprendeu de forma implícita, os outros 5 citaram programas específicos de ensino (Developing Champions, Max 360, PEAK program, ELITE e SUPER). Principais habilidades desenvolvidas e transferidas: estabelecimento de metas, controle emocional, interação social. No segundo estudo, o objetivo foi compreender em atletas medalhistas olímpicos de vôlei de praia sobre a percepção de aquisição das habilidades para a vida no esporte e a transferência para outros contextos, como para o enfrentamento do período de pandemia da COVID-19. Uma pesquisa qualitativa de caráter indutivo, com utilização de entrevistas semiestruturadas com base no modelo de Pierce, Gould e Camiré (2017). Participaram 9 atletas medalhistas dos jogos olímpicos das edições de 1996 à 2016. Após a coleta e transcrição dos dados, realizou-se as análises de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Foi possível identificar a maneira como a trajetória no esporte influenciou na aprendizagem das habilidades, e quem foram os agentes sociais responsáveis por isso (pais, treinadores, amigos). Citaram como exemplo de habilidades para a vida transferidas para outros contextos: liderança e comprometimento. Também foram capazes de utilizar habilidades como disciplina e resiliência na situação de isolamento social duante a pandemia. Conclui-se que o esporte de alto rendimento é caracterizado por diferentes situações positivas e negativas, que possibilitam o ensino das habilidades para a vida de maneira implícita. Ademais, os atletas de maneira geral, percebem que são capazes de transferir habilidades, utilizando-as como facilitadores para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

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