Resumo

Introdução: Este relato de experiência foi realizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com a equipe amadora master fx23. No intuito de melhorar as condições táticas-técnicas dessa equipe adulta de mulheres, utilizamos o Teaching Games for Understanding (TGfU) e o Handebol de botão como recursos de ensinoaprendizagem-treinamento (EAT). Objetivo: Relatar uma experiência da utilização do Handebol de botão para o momento de consciência tática do modelo TGfU no processo de EAT do handebol. Desenvolvimento: Foram realizadas seis sessões de treinamentos, aos sábados, com duração de duas horas cada. Cada sessão teve um momento destinado para jogo-treino, sempre ao final de cada sessão. Desta forma, as atletas foram divididas em duas equipes para a realização de uma partida com a utilização das regras da modalidade. Nos intervalos do jogotreino, jogo parecido com o oficial (G+6 x G+6 em quadra inteira), as atletas foram levadas ao handebol de botão, proporcionando um momento de conscientização tática. A partir de questionamentos levantados sobre ações técnico-tática individuais e ações técnico-tática de grupo, as atletas puderam simular com os botões o que estava ocorrendo na prática e procurar respostas em conjunto com suas colegas. Foi verificado por meio dessa experiência particular, que as possibilidades adquiridas pelos recursos de EAT colocavam as atletas em uma posição de construtoras das suas próprias aprendizagens, valorizando seus pensamentos, suas reflexões e as diferentes soluções para os problemas que emergem do jogo. Sugestões: Sugerimos que numa próxima experiência seja realizado o momento de conscientização no meio do treino, a partir de um jogo modificado (conforme o TGfU). 

Acessar