Resumo

Data: 27-03-2013  O objetivo deste trabalho foi analisar a capoeira de rua de Belo Horizonte (1970-1990) em seu processo de transformação, buscando revelar a história de sua origem e de seu desenvolvimento durante esse período. A escolha do tema desta pesquisa se deu a partir da minha experiência nas rodas de rua de Belo Horizonte que se realizavam no centro da cidade, aos domingos na Praça Sete e Parque Municipal. Este estudo foi fundamentado a partir da epistemologia da complexidade e da teoria histórico-cultural. A metodologia desta pesquisa se desenvolveu com base no método de história-oral. Foram entrevistados seis sujeitos que participaram deste processo de produção cultural entre o período de 1970 a 1990. Este trabalho foi importante por se tratar da história da capoeira de Belo Horizonte, um tema pouco explorado entre pesquisadores. Realizou-se uma descrição e interpretação dos processos motivacionais relacionados com ensino, aprendizagem e treinamento dos sujeitos no referido período histórico. Além disso, foram descritos os processos de organização e funcionamento das rodas de rua. Esta análise possibilitou concluir que a capoeira de rua constituía-se como um modelo de organização de grande expressividade durante as décadas de 1970 e 1980, sendo estruturado por meio das interações locais entre os sujeitos de prática. Nesse processo histórico, também foi possível observar algumas descontinuidades provocadas, em grande medida, por um processo de institucionalização dessa atividade de lazer, o que fez sobressair o modelo dos grupos de capoeira. Esta investigação demonstrou que tais descontinuidades históricas foram fortemente influenciadas pelas tendências globalizantes da sociedade moderna. Dessa maneira, foram apresentadas algumas críticas com relação ao modelo dos grupos de capoeira angola, regional e contemporânea por meio da descrição e interpretação dos processos que possibilitaram a sua emergência e consolidação, bem como as implicações que a hegemonia desse modelo pode produzir em relação às outras possibilidades de organização desta atividade.

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