História da humanidade e atividade física & fases e tendências da educação física no Brasil uma proposta inclusiva para a educação digital

Por Anderson De Campos (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física catarinense 2017-Edição Especial . páginas 39 - 47

Resumo

Este trabalho surgiu de vários estudos realizados na área de Educação Física e de minha prática pedagógica na Escola de Educação Básica João Hassmann, escola municipal da cidade de Brusque/SC, onde exerço minha prática docente. A partir das reflexões acerca dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e das possibilidades de aplicá-lo com os alunos na unidade curricular de Educação Física, o presente projeto tem por objetivo construir, criticamente, uma visão histórica da atividade física e humanidade por meio do tempo histórico e tempo escolar vivido pelos alunos, fazendo uso das tecnologias disponíveis na unidade escolar, pois, segundo Lèvy (2005), “as tecnologias caminham paralelamente ao processo educativo e as manifestações que ocorrem nas diversas redes sociais são concretas e desterritorializadas. A existência do virtual potencializa a inteligência coletiva e possibilita a cibercultura, uma revolução no modo como as pessoas aprendem, trabalham e se relacionam”