Resumo

O esporte é um fenômeno que tem se expandido com extrema velocidade nos tempos modernos e passa a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas, mesmo sem elas terem consciência disso. Em meio a isso, a Educação Física vem ensinando o esporte já a algum tempo, a partir de métodos tradicionais que não consideram a gama cultural que envolve a escola e a subjetividade das pessoas, sendo assim, excludente e anti-demoracrática. Esses métodos não fomentam o exercício crítico do aluno e o impedem de visualizar possibilidades de práticas diferentes daquelas que são vendidas pela mídia. Consideramos neste trabalho que a área precisa ressignificar seu olhar sobre esta situação caso queira caminhar no sentido de um ensino emancipatório, que forme sujeitos críticos, reflexivos e capazes de mudar a sociedade ao seu redor. Este trabalho é uma revisão bibliográfica e busca proporcionar reflexões sobre esta situação do cotidiano dos professores de Educação Física, contribuindo para uma melhor compreensão sobre o fenômeno esportivo, entendendo-o a partir de seus diversos aspectos. Para isso em um primeiro momento apresentamos uma breve história do esporte, desde a antiguidade até os dias de hoje, explicitando que, de uma prática utilitária e relacionada com a sobrevivência, foi se transformando, ficando mais violento em alguns momentos, tomando características políticas, econômicas, até se consolidar no que conhecemos hoje, o esporte multifacetado. A história do esporte cruza com a da Educação Física em vários momentos e são semelhantes em alguns aspectos, assim explicamos porque essa área é compreendida das mais diversas maneiras pelo senso comum e porque é rotineiro encontrarmos práticas diferentes em meio aos profissionais, sendo que em menos de um século ela transitou por seu momento ginástico, eugenista, militar, esportivista, até sua crise na década de 80. Ao término deste resgate histórico, percebemos que o esporte está realmente presente nas aulas e é compreendido de diversas maneiras, muitas vezes ensinado a partir do um viés tradicional, que não o compreende em sua totalidade.

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