História do Esporte em Moçambique: Um Olhar dos Profissionais de Educação Física
Por Selso Ananias Sitoe (Autor), Andressa Ribeiro Contreira (Autor), Caio Rosas Moreira (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Resumo
Propomos com este escrito apresentar a evolução histórica da estrutura do esporte em Moçambique. Para tanto, foram selecionados três professores e quatro dirigentes que viveram a história e a evolução da área da Educação Física (EF) e esporte no país. Utilizamos documentos históricos e entrevista semiestruturada com os participantes. A análise de conteúdo foi utilizada para análise e interpretação dos materiais encontrados e das entrevistas. O contexto sociocultural da EF e esporte em Moçambique foram marcados por dois períodos históricos: a era colonial (1927-1974), na qual se estabeleceram as bases para a estruturação da EF vigente em Moçambique e a era pós-independência (1975-2016), caracterizada pela regulamentação, criação de políticas e formação de profissionais de EF e esporte visando a dinamização da área. Nesse processo, apesar das condições sociais e econômicas precárias vivenciadas no período colonial e pós-independência, o governo moçambicano desempenhou um papel mediador que contribuiu para o desenvolvimento da área.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2008.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. São Paulo: Artmed, 2011.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. The bioecological model of human development. In: WILLIAM, D.; RICHARD, L. (Org.). Handbook of child psychology. New York: John Wiley & Sons, p. 793-828, 2005.
COLLODEL-BENETTI, I.; VIEIRA, M. L.; CREPALDI, M. A.; RIBEIRO-SCHNEIDER, D. (2013). Fundamentos de la teoría bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Pensando Psicología, v. 9, n. 16, p. 89-99, 2013.
DOMINGOS, N. As políticas desportivas do estado colonial em Moçambique. Lusotopie, v. 16, n. 2, p. 83-104, 2010.
FOLLE, A.; NASCIMENTO; J. V. do; SOUZA, E. R. de. Estrutura e finalidades do ambiente esportivo: estudo de caso em clube de basquetebol feminino. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 4, p. 23-37, 2015.
INSTÍTUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Divulgação dos Resultados Preliminares do IV RGPH. [2017]. Disponível em: http://www.ine.gov.mz/operacoes-estatisticas/censos/censo-2007/censo-2017/divulgacao-os-resultados-preliminares-iv-rgph-2017. Acesso em: 08 jan. 2018.
KREBS, R. J. Urie Bronfenbrenner e a ecologia do desenvolvimento humano. Santa Maria: Casa Editorial, 1995.
KREBS, R. J. Planejamento curricular para a educação básica: educação física. Caderno Pedagógico. Florianópolis: IOESC, 2011.
MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS. Estratégia de revitalização do desporto. Maputo, 2005.
MOÇAMBIQUE, Lei n.º 4/1983, de 23 de março de 1983. Aprova o sistema nacional de educação. Boletim da República, I Série, n. 4, 23 mar. 1983.
MOÇAMBIQUE, Lei n.º 11/2002, de 12 de março de 2002. Aprova a lei do desporto. Boletim da República, I série, n.10, 12 mar. 2002.
MOÇAMBIQUE, Assembleia da República, de 22 de dezembro de 2004. Aprova a Constituição da República de Moçambique. Boletim da República, I série, n.51, 22 dez. 2004.
MOÇAMBIQUE, Diploma Ministerial n.º 59/2015, de 24 de abril de 2015. Aprova o regulamento geral de avaliação do ensino primário, ensino secundário geral e alfabetização e educação de adultos.Boletim da República,I série, n. 33, 24 abr. 2015.
NOBRE, F. S. S.; COUTINHO, M. T. C.; VALENTINI, N. C. A ecologia do desenvolvimento motor de escolares litorâneos do nordeste do brasil. Journal of Human Growth and Development, v. 24, n. 3, p. 263-273, 2014.
PIZANI, J. ; BARBOSA-RINALDI, I. P.; MIRANDA, A. C. M. de; VIEIRA, L. F. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 259-266, 2016.
PORTAL DO GOVERNO. Memórias da luta de libertação: Proclamação da Independência Nacional [2015]. Disponível em: http://40anos-dev.portaldogoverno.gov.mz/por/Galeria/Momentos-da-Nossa-Historia/Proclamacao-da-Independencia-Nacional. Acesso em: 22 mai. 2017.
INSTÍTUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Divulgação dos Resultados Preliminares do IV RGPH. [2017]. Disponível em: http://www.ine.gov.mz/operacoes-estatisticas/censos/censo-2007/censo-2017/divulgacao-os-resultados-preliminares-iv-rgph-2017. Acesso em: 08 jan. 2018.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório do Desenvolvimento Humano. [2015]. PNUD, 14 dez. 2015. Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr15_overview_pt.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.
PRETI, D. O discurso oral culto. 2. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 2005.
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 17, n. 1, p. 1-14, 2015.
VIEIRA, L. F.; CONTREIRA, A. R. C.; MIZOGUSHY, M. V.; COSTA, L. C. A. da, PASSOS, P. C. B. A bioecologia do desenvolvimento humano e suas interfaces com a Educação Física. In: E. Souza, J. Nascimento, E. Azevedo; B. Pereira (Eds.). Educação Física, lazer e saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Florianópolis: Temas em Movimento, 2015. p. 43-62.