I encontro de educação física: compartilhando experiências sobre inclusão escolar
Por Camila Fabiana Rossi Squarcini (Autor), Danielle de Amaral Macêdo (Autor), Joyce Neres Evangelista (Autor), Juliana Santos Sacramento (Autor), Joslei Viana de Souza (Autor).
Em ADAPTA a Revista Profissional da SOBAMA v. 12, n 1, 2020.
Resumo
Atualmente, de acordo com dados nacionais, existem mais de 827 mil escolares com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, matriculados nas escolas brasileiras (especializada, classes especiais ou escola comum - inclusão) dos quais 90,9% se encontram incluídos na escola comum (BRASIL, 2018). Evidente que essa quantidade de alunos é reflexo da luta das pessoas com deficiência por seus direitos e de importantes marcos na história, como a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) e, mais recentemente, em nosso país, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) que diminuiu a marginalização desse grupo social. Mas tal marginalização e exclusão social ainda persiste, pois têm se firmado no tempo (na história) e no espaço (ambiente) a partir de uma prática socialmente construída com base na exclusão (KITCHIN, 1998).
Por outro lado, existem ações que visam tornar a escola um espaço que garanta a acessibilidade não somente do ponto de vista estrutural como também do currículo, da formação profissional e outras.
Em nossa região, a região cacaueira, existe uma grande demanda de ações voltadas para a inclusão escolar de pessoas com deficiência e a parceria entre Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e comunidade vem ocorrendo. Na UESC, por exemplo, existem diversas ações voltadas para a temática como as disciplinas da graduação em Educação Física, a especialização em Educação Física Adaptada, o PIBID com tema da inclusão da pessoa com deficiência. Mas as ações não se esgotam, especialmente as vinculadas com a formação profissional continuada e dos futuros professores de Educação Física.
Assim, com essa justificativa, foi desenvolvido o “I Encontro de Educação Física - Compartilhando Experiências sobre a Inclusão”, fruto da Extensão Universitária, que foi idealizado pelos professores Camila Fabiana Rossi Squarcini, Felipe Eduardo Ferreira Marta e Joslei Viana de Souza com intuito de oportunizar aos professores de Educação Física escolar da rede pública e particular, bem como os graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física o convívio com pesquisadores e reconhecidos profissionais na área a fim de compartilharem suas experiências e aprendizados.