Resumo

As alterações constantes a que a Educação está sujeita transformam a profissão docente e colocam desafíos aos novos professores quanto à construção da própria identidade, sendo que o Estágio Pedagógico assume um importante papel nesta questão. Com este estudo pretendemos identificar a valoração que futuros professores de Educação Física atribuem a distintos atores e fatores integrantes da sua formação inicial em Portugal e no Chile. Aplicámos um questionário de questões fechadas, designado por Perceções de Estudantes-estagiários Sobre o Seu Proceso de Formação Como Docente e Seus Contributos para a Vida Profissional, a 269 estudantes-estagiários (140 de duas universidades chilenas e 129 de duas universidades portuguesas), constituindo uma amostra do tipo não probabilístico e de conveniência. Os dados foram sujeitos a uma estatística descritiva, através do SPSS, versão 27. Os resultados preliminares evidenciam diferenças nas relevâncias atribuídas aos agentes de formação, sendo o orientador da faculdade o mais importante para os estudantes chilenos e o professor cooperante para os portugueses. Já quanto ao proceso de prática destaca-se, em ambos, o trabalho em equipa e as experiências vividas nas escolas cocoperantes, para além de mais de 75% dos estagiários dos dois países concordarem com a necessidade de uma formação para a docencia, continuada. Estes resultados conduzem-nos a uma identidade professional docente como uma construção social de caráter multidimensional, dinâmica e não definitiva, que se estende por toda a vida profissional e para a qual o Estágio Pedagógico contribui decisivamente.

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