Imagem Corporal e Dependência de Exercícios Físicos em Frequentadores de Uma Academia de Ginástica da Cidade do Rio de Janeiro
Por Alexandre Palma (Autor), Andreia Artur Esteves (Autor), Monique Assis (Autor), Ludmila Mourão (Autor), Sílvia Maria Agatti Lüdorf (Autor), Ligia Martins Vilhena (Autor).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar a insatisfação com a imagem corporal e a dependência de exercícios físicos entre frequentadores de uma academia de ginástica. Participaram do estudo 106 praticantes de exercícios físicos, de ambos os sexos e idades entre 16 e 79 anos. Para verificação da insatisfação com a imagem corporal utilizou-se o Body Shape Questionnaire (BSQ). Para detecção de dependência de exercícios físicos foi usado o Negative Addiction Scale (NAS). O escore médio do BSQ foi de 80,8 (leve preocupação); 29,62% reportaram alguma preocupação com a imagem corporal; e 19,81% manifestaram dependência de exercícios físicos. Conclui-se que os praticantes de exercícios físicos apresentam taxas de insatisfação corporal ligeiramente maiores que outros grupos.