Imagens Públicas
Por Neyla Doroth Araújo de Almeida (Autor), Tatiana Passos Zylberberg (Autor), Daniel da Silva Oliveira (Autor), Yara Sousa Araújo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
APRESENTAÇÃO
Os espaços de educação pública estão marcados de descaso político e contradições de valores sociais. Fala-se da urgência de formar seres humanos críticos, capazes de questionar, refletir e transformar. Mas como? Mas onde? Esbarramos na precariedade, no sucateamento, no abandono e na perda de direitos. Os registros imagéticos nesta realidade da estrutura pública nos levam a constante reflexão acerca desses contrastes que nos atravessam. Corposaprendizes que perdem direitos, que andam às margens, que usufruem de cacos. Corpos estes que recebem discursos da responsabilidade urgente de dar frutos para além dos muros da Universidade. Somos vítimas de espaços de fracassos. De bens públicos sem dono e sem defesa. Nestas imagens, gritamos. Uma piscina seca. Um ralo que em vez de H2O, escorrem galhos secos. Um canto onde a chuva dorme e os alunos nunca podem nadar.