Impacto da Orientação às Metas na Percepção da Eficácia Coletiva no Contexto do Voleibol Juvenil
Por Luciana Ferreira (Autor), José Luiz Lopes Vieira (Autor), Francielle Cheuczuk (Autor), Joao Ricardo Nickenig Vissoci (Autor), José R. A. do Nascimento Junior (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Resumo
Este estudo investigou o impacto da orientação às metas sobre a eficácia coletiva de jovens atletas de voleibol, medalhistas e não medalhistas. Foram sujeitos 185 atletas das equipes masculinas e femininas participantes do Campeonato Paranaense Sub-18 2014. Como ins-trumentos foram utilizados o Questionário de Orientação às metas e o Questionário de Eficá-cia Coletiva para o Esporte. Na análise dos dados, utilizou-se o teste “U” de Mann-Whitney, a correlação de Spearman e a Regressão Simples Multivariada (p<0.05). Os resultados evidenciaram que os atletas medalhistas apresentaram escores superiores em todas as di-mensões da eficácia coletiva (Habilidade, Esforço, Persistência, União e Preparação) e maior orientação para a tarefa em comparação aos atletas não medalhistas (p<0.05). A orientação para a tarefa apresentou impacto significativo na percepção de eficácia coletiva tanto dos atletas medalhistas quanto dos não-medalhistas (p<0.05), todavia com maior destaque para os não-medalhistas. Concluiu-se que no contexto do voleibol juvenil a orientação para a ta-refa é um fator chave para a percepção de eficácia coletiva dos atletas, principalmente para atletas que ainda estão em busca do melhor nível de desempenho