Impacto de Um Programa Preventivo Multidisciplinar na Frequência de Lesões em Atletas Jovens
Por Natália Franco Netto Bittencourt (Autor), Bruno Teobaldo Campos (Autor), Cláudio Olívio Vilela Lima (Autor), Bruna Melato Bernardes de Faria (Autor), Felipe Ribeiro Pereira (Autor), Guilherme Bernardone Pinho (Autor), Leandro Cézar Garcia (Autor), Marcela Mendes de Almeida Gomide Leite (Autor), Mariana Chaves Weschen (Autor).
Em E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados v. 11, n 1, 2018. Da página 56 a 71
Resumo
O objetivo da pesquisa é comparar a frequência de lesões e dias de afastamento em atletas jovens antes e após a implementação de um programa preventivo. Justifica-se a realização do trabalho em função das lesões esportivas que apresentam impactos negativos na prática esportiva devido aos problemas de saúde, além de prejuízos técnicos e financeiros para as equipes. Neste sentido, programas preventivos para minimizar essas questões são realizados no aquecimento antes de jogos e/ou treinos dentro da rotina do esporte. A metodologia envolve o estudo prospectivo de duas temporadas com 757 atletas de vôlei, basquete, judô, tênis, natação, ginástica artística e futsal. Os dados de frequência de lesões e dias de afastamento foram coletados durante uma temporada (observacional) do estudo, e na última temporada foi implementado o programa preventivo. Conclui-se que a redução de 43% dos dias de afastamento e 17% de lesões aumenta a disponibilidade dos atletas para treinos e pode contribuir na formação de atletas jovens.