Impacto psicológico da pandemia de Sars-Cov-2 em estudantes universitários: Uma revisão sistemática
Por Sílvia Ala (Autor), Francisco Ramos (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa é apontar estudos que descrevam variáveis que estejam associadas ao impacto das medidas de contingência decorrentes da pandemia na saúde mental de estudantes universitários. Foi realizada uma revisão sistemática, seguindo as diretrizes PRISMA-P e abordagem PECO, o protocolo de revisão foi registrado no INPLASTY. A busca foi realizada em cinco bases de dados, de dezembro de 2019 a dezembro de 2022. Foi realizado um processo de seleção por título, resumo e texto completo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Inicialmente, foram identificados 27.458 artigos e, após eliminação de duplicatas, aplicação dos critérios de inclusão e análise crítica, foram selecionados 11 artigos originais para análise qualitativa. O tamanho da amostra foi de 47.552 participantes, sendo a maioria mulheres (68,07%) com média de idade de 21,07 anos. Concluiu-se que as medidas de contingência (isolamento social, quarentena, distanciamento) como medida de prevenção à disseminação da pandemia impactaram negativamente no bem-estar psicológico de estudantes universitários. Suporte adequado e pesquisa sobre quais intervenções podem mitigar esses riscos são essenciais. Sugerimos a implementação de intervenções psicológicas, que devem ser promovidas proativamente, para minimizar impactos negativos.