Resumo

O processo de legitimação da Educação Física no contexto escolar ocorre desde 1851, e desde então é possível encontrarmos rupturas e permanências no mesmo, especialmente em relação às leis, resoluções, diretrizes e decretos, que foram sendo constituídos por militares e políticos ao longo da história. Assim como estas leis, as políticas públicas no campo educacional (a elas atreladas) vêm se desenvolvendo e sendo aplicadas, estabelecendo diferentes ecos na realidade escolar, e, portanto, também na Educação Física. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar os impactos da política de municipalização das escolas na legitimação da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental (E.F). Os referencias teóricos além da legislação utilizados foram da educação e da educação física dentre eles Saviani, D. (1996, 1999, 2008), Ávila, V. F (1999), Libâneo, J. C.; Oliveira, J. F; Toschi, M. S. (2009), Freire, J.B. (1992, 2009), Rezer, R.; Fensterseifer, P. E. (2008), Toledo, E (1999), Nista- Piccolo, V. L. (2010), Neira, M.G. (2009). A metodologia empregada foi do tipo descritiva se caracterizando por de campo e documental (pois pauta-se em documentos como leis, decretos, pareceres e resoluções). Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário, com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos diretores e professores que compõem a amostra deste estudo (na Diretoria de Ensino de Mogi Mirim), formada por 32 professores e 15 diretores. Para análise das respostas utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Constatamos que grande parte dos professores tiveram seu ingresso recente na escola, e não perceberam ou pouco perceberam ou até mesmo ainda não identificaram os impactos da política de municipalização para a Educação Física escolar (nas séries iniciais do Ensino Fundamental), quanto aos diretores 80% acreditam que os impactos foram positivos. Outros dados também foram relevantes para nos fornecer indícios destes impactos, melhor compreensão e situação do contexto, especialmente aos que se referem à atuação (facilidades, dificuldades, objetivos) do especialista nestas aulas. Foi possível concluir que os impactos de modo geral do processo de municipalização para a área foram positivos em algumas das cidades mais do que em outras, porém ressaltamos que encontramos certa dificuldade para tais evidencias devido à falta de percepção de alguns docentes. Todavia é primoroso que os professores, como os demais profissionais da área, apropriem-se não somente dos aspectos didático-pedagógicos, mas também, aos aspectos legais e políticos que permeiam o sistema de ensino e o contexto escolar, para a legitimação do espaço do professor especialista nestas séries e da área.

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