Resumo

O objetivo deste seguinte estudo foi identificar como as atitudes pedagógicas estão relacionadas com os ímpetos gestuais e como estes são evidenciados no andar do professor durante a gestão da classe. Inicialmente destacamos a especificidade da Educação Física, em relação a sua sala de aula, que ocorre em diferentes espaços. Dentro deste espaço acontecem inúmeras situações a serem intermediadas pelo professor, dentre elas: a condução da turma para o espaço de aula; a organização dos materiais didático-pedagógico e dos alunos; e o ato de disciplinar, sobre os quais delimitaram nosso olhar analítico pela Labanálise. Tomamos a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a fim de analisar os modos de andar do professor durante a aula de Educação Física. Os sujeitos foram seis professores de Educação Física do Ensino Fundamental, da rede pública da cidade de João Pessoa/PB. Para observar as aulas utilizamos um protocolo de observação e registros no diário de campo. O andar dos professores para conduzir a turma apresentou-se, pela Labanálise, predominantemente com velocidade de passos moderados e poucas vezes rápidos, como foi o caso dos três grupos de professores G1, G2 e G3. Ao andar para organizar a aula, os grupos de professores apresentaram ênfase numa atitude controlada, ou seja, houve interrupção dos passos sempre que se fez necessário durante a aula. Ao andar para disciplinar, os professores do grupo G2 e G2 apresentaram ênfase numa atitude direta, ou seja, um andar determinado.

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