Resumo

Este relato apresenta o histórico da Ginástica Multifuncional (GMF), programa de ginástica do SESC que, por meio de exercícios, desenvolve capacidades físicas e habilidades motoras, proporcionando ganhos motores e cognitivos, bem como a experiência do Núcleo Físico Esportivo do Sesc Vila Mariana no processo de planejamento, desenvolvimento e implantação da GMF na unidade. No Sesc, enquanto instituição educativa que se preocupa com sua inserção no contexto social, a evolução de seus programas de atividades físicas e, em especial, daqueles de ginástica, absorveu diversas manifestações teóricas, pedagógicas e práticas da cultura corporal nas últimas décadas, buscando novos significados para suas ações. Nos anos 60, os espaços do Sesc eram ocupados significativamente por grupos de cooper e turmas de condicionamento físico que praticavam sessões de calistenia e ginástica sueca. Nos anos 70, foi implantado o projeto GinásticaSesc, diversificando e ampliando o alcance da atividade física enquanto cultura corporal ao incluir projetos, festivais e encontros de ginástica e dança. Para diversificar as formas de atendimento ao público, acrescentar valores e objetivos educacionais com forte enfoque sociocultural, entendendo a ginástica como um meio para o aperfeiçoamento da cidadania e qualidade de vida dos participantes, surgiu na instituição a Ginástica Voluntária no início dos anos 90, a qual visava desenvolver a expressão criativa da corporalidade, baseada na ludicidade e na preparação da autonomia, incentivando o indivíduo a desenvolver suas práticas corporais integradas a situações do cotidiano. A partir dos anos 2000, houve a necessidade de se repensar a ginástica no Sesc e começou-se a desenvolver a GMF. Em seus primeiros anos, a proposta era desenvolver a aptidão física, mas considerando as capacidades e habilidades físicas isoladamente. Com o passar dos anos, a proposta passou a considerar importante o desenvolvimento das capacidades e habilidades físicas de maneira integrada e complementar, tais como: resistência cardiovascular, força motora, flexibilidade, equilíbrio, velocidade-agilidade, estabilidade do core e complexidade motora, variando a ênfase de acordo com cada fase do desenvolvimento humano e considerando a individualidade de cada praticante. Em 2015, no Sesc Vila Mariana, foi realizada uma análise diagnóstica referente aos espaços, número de alunos, recursos humanos e físicos para a implantação do Programa. Durante os primeiros meses de 2016, realizou-se um projeto piloto com o objetivo de modificar progressivamente a forma de atendimento, visando qualificar o acolhimento e adaptação dos alunos para uma prática mais autônoma, onde os exercícios são elaborados partindo do conhecimento técnico do instrutor de atividades físicas juntamente com os desejos dos alunos. A efetiva implantação do Programa ocorreu em 15 de março de 2016. Esse processo, ao ser finalizado, consolidou a GMF, permitindo ao indivíduo uma dedicação do tempo livre a si próprio, oferecendo diferentes experimentações direcionadas ao bem-estar, estimulando o contato com valores que contemplam a qualidade de vida, o desenvolvimento pessoal, a convivência e a socialização.

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