Implementação do Centro de Referência Paralímpico de Cáceres: Interação Transformadora Entre a Universidade e a Sociedade
Por Riller Silva Reverdito (Autor), Stefany Caroliny de Souza (Autor), Karyna Aires da Silva (Autor), Daiany Takekawa Fernandes (Autor), Emanuel Messias Oliveira de Carvalho (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: No segundo semestre de 2021 foi firmada parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Universidade do Estado de Mato Grosso, para a criação do primeiro Centro de Referência Paralímpico Brasileiro do estado de Mato Grosso, na cidade de Cáceres, que tem o objetivo de ofertar práticas de natação e badminton para crianças e jovens com deficiência. Objetivo: Descrever os desafios para a implantação e desenvolvimento das atividades do CRPB-Cáceres. Desenvolvimento: Inicialmente, a captação/identificação do público-alvo foi realizada por meio de inserções nas mídias e formulários online. Esta estratégia teve pouco efeito no número de inscrições. Observou-se que 1) a falta de conhecimento sobre a possibilidade de prática de atividade física para seus filhos e/ou 2) barreiras percebidas, principalmente relacionadas a transporte, visto que a cidade não tem transporte público e, 3) baixa condição socioeconômica, acabavam limitando o número de inscritos. Por esta razão fez-se necessário o contato com diferentes secretarias municipais para auxiliar no processo de identificação dos alunos, realizar visitas em escolas, fazer contato direto com a comunidade e buscar auxílio para o transporte. 4) A ausência de projetos/espaços para a realização de práticas esportivas para esta população, além de 5) não estabelecer uma cultura esportiva, também implica no limitado número de profissionais capacitados para atuar com este público. Assim, utilizou-se um processo prévio de treinamento com os professores, através de reuniões e cursos online, oferecidos pelo CPB. Com o início das atividades observamos um aumento expressivo no número de inscritos (de 09 para 24 alunos). Sugestões: Em muitos contextos, o contato direto com a comunidade tem uma maior efetividade do que as inserções nas mídias. Ainda, encontrar profissionais capacitados e capazes de criarem ambientes adequados à prática esportiva é fundamental, visto que o prazer na realização das práticas é o maior catalisador da ampliação do projeto