Resumo
O objetivo do estudo foi analisar, a partir do discurso de docentes e discentes, as relações existentes entre os projetos de extensão universitária e a formação do professor de Educação Física. Buscamos identificar como os corpos, docente e discente compreendem a extensão universitária e qual o papel dos projetos de extensão na formação do professor. Portanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e a partir dos instrumentos utilizados foi possível detectar implicações na formação discente. A pesquisa de campo foi realizada no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM localizada na cidade de Diamantina – MG. Os sujeitos que realizaram a pesquisa foram sete docentes coordenadores de projetos de extensão e treze discentes em fase de conclusão de curso e que participaram de projetos durante a graduação. Para caracterização dos sujeitos e recrutamento de informações foi utilizado um questionário para o discente e outro para o docente. A entrevista estruturada foi empregada no sentido de compreender quais relações os mesmos fazem a respeito dos projetos de extensão e a formação do professor de Educação Física. Para analisar os dados foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Percebemos que a maior parte dos discentes ainda não possui entendimento sobre a política e o conceito de extensão, mesmo a maioria afirmando que os docentes, durante o desenvolvimento do projeto, já discutiram sobre extensão universitária. Comprovamos que os projetos são de essencial importância para a formação do professor de Educação Física por proporcionar experiência dinâmica e próxima da realidade de atuação. Os estudos voltados para a extensão universitária e as ações que compõem essa função da Universidade precisam caminhar paralelamente às demandas da formação e da atuação, pois, o conhecimento produzido jamais pode permanecer estéril ante toda peculiaridade que envolve a formação do professor de Educação Física