Resumo

Estudos sobre o carregamento de cargas em inclinações determinaram que os padrões mecânicos da caminhada são alterados devido à carga. O objetivo deste estudo foi analisar o ângulo de inclinação do tronco, o deslocamento angular do tronco e custo de transporte (C) na inclinação de +15% do terreno em cinco diferentes velocidades (1, 2, 3, 4 e 5 km h-1) de caminhada com e sem carga. Para comparação entre a carga e as velocidades foi utilizada ANOVA de dois fatores. Resultados: o comportamento do C da caminhada carregando 25% da massa corporal em terreno com 15% de inclinação se assemelha a caminhada no plano sem carga, pois apesar de apresentar maiores valores comparados a situação terreno plano, o comportamento da curva apresenta um menor C na velocidade intermediária (3 km h-1). O ângulo de inclinação e o deslocamento angular do tronco aumentam com o incremento da velocidade de caminhada. Conclusão: a carga não influencia o C, comparando-as nas mesmas velocidades de caminhada sem carga. O aumento da velocidade de caminhada é o principal fator para as mudanças no C aos 15% de inclinação do terreno.

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