Inclusão: Considerações Sobre as Pessoas com Necessidades Especiais na Escola

Parte de Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos . páginas 104 - 111

Resumo

A Educação Física Escolar acompanhou o percurso de construção do conceito de educação inclusiva, refletindo acerca do atendimento ao educando com necessidades educativas especiais. Entretanto, em geral, esta parcela de alunos tem sido pouco favorecida no exercício e desenvolvimento de suas potencialidades e individualidades nas aulas de Educação Física, resultando em uma prática que ainda não contempla, ou melhor, não acolhe as diferenças. A tendência pelas práticas corporais que supervalorizam o desempenho físico e esportivo, destacando e ampliando as diferenças de habilidades e competências, vem reforçando o desinteresse e o afastamento dos alunos “menos expressivos” e “menos habilidosos”, levando-os a solicitar a permissão do professor para deixar a aula, desmotivados pela falta de oportunidades e possibilidades de sucesso ou por comportamentos excludentes por parte de seus pares (autoexclusão e exclusão) Embora a literatura aponte diferentes termos (pessoa com deficiência, pessoa em condição de deficiência, pessoa com necessidades especiais, entre outros) para se referir às pessoas com alguma anormalidade ou diferenciação, optamos no decorrer deste texto pela utilização do termo Pessoa com Necessidades Educativas Especiais (PNEE), por entendermos que ele representa melhor a temática aqui proposta – Inclusão e Educação Física, e sobretudo por estarmos inseridos no ambiente escolar (processo educativo/educação escolarizada).