Inclusão da Dança na Escola: Uma Experiência Bem Sucedida
Por Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque Azambuja (Autor), Daiana Viacelli Fernandes (Autor), Vanessa Amaral (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A educação física é muito mais do manifestações esportivas, ela abrange a ginástica, o jogo, a luta e a dança. Mas apesar de decantado na teoria, não é isto que ocorre na prática. O Grupo de Estudos em Dança da UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná) questionou o porquê da exclusão da dança na escola. Experiência pessoal, bibliografia e visitas as escolas sugeriam dois pontos básicos: não aceitação dos alunos e falta de preparo e/ou interesse por parte dos professores. Mas será que com professores interessados em dança os alunos aceitariam? Para responder a isto, criamos o Projeto Inclusão da Dança na Escola, focado nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram aulas com periodicidade quinzenal. O Grupo de Estudo reunia-se semanalmente, avaliando as aulas e as reações da turma e propondo soluções aos problemas enfrentados, num constante replanejamento. A solução para o preconceito de gênero foi mesclar dança de rua com basquete, o que apresentou uma excelente aceitação e participação. Isto sugere que os alunos aceitam a dança e sua não utilização se deve muitas vezes a falta de vontade do professor