Sobre
O volume 13 – “Inclusão e diferença” – que integra a coleção “Ciências do Esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE”, estrutura-se com contribuições teóricas de pesquisadores(as) de diferentes instituições universitárias, as quais trazem potentes reflexões para o campo. A obra convida leitores(as) a repensarem questões relacionadas à inclusão e diferença, as quais são de extrema importância em relação aos avanços já conquistados nessa área e às ações a serem ainda implementadas no sentido de potencializar a ampla reflexão acerca do tema na vida social. Nessa direção, os capítulos constituem chamados para reflexões acerca do GTT Inclusão e Diferença (em seus deslocamentos discursivos e produções), para a formação inicial em Educação Física e de suas práticas inclusivas, para inclusão e currículo e para o trabalho com crianças com deficiência. Promover o debate em torno de questões relacionadas à inclusão e diferença é uma ação cada vez mais urgente na sociedade hodierna para o enfrentamento de formas de desrespeito e invisibilidade que acometem muitos sujeitos e que acirram as desigualdades sociais. A todos(as), uma ótima leitura.
Sumário
-
Apresentação
Por Leandro da Silva Vargas
Página
7 -
Formação Inicial de Licenciatura em Educação Física e o Processo de Inclusão de Alunos com Deficiência
Por Cláudia Barsand de Leucas
Página
13 -
Formação Inicial e Práticas Docentes Inclusivas em Educação Física Escolar
Por Solange Rodovalho Lima
Página
39 -
Vamos Brincar? a Mediação no Processo de Inserção de Uma Criança com Autismo na Brinquedoteca
Por Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Ivone Martins de Oliveira Flaviane Lopes Siqueira Salles José Francisco Chicon
Página
49 -
Página
63 -
Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença em Portfólio: Trilhando os Traçados de Um Coletivo
Por Graciele Massoli Rodrigues
Página
81 -
A Inclusão Como Rede e os Currículos de Formação em Educação Física
Por Roseli Belmonte Machado
Página
95