Indicadores do Estilo de Vida dos Docentes de Um Curso de Educação Física
Por Claudia dos Passos Hartwig (Autor), Airton José Rombaldi (Autor), Marcelo Cozzensa da Silva (Autor).
Resumo
O presente estudo objetivou avaliar a frequência de hábitos alimentares saudáveis (FHAS) e o nível suficiente de prática de atividade física no lazer (NAFL) de professores de um curso superior em Educação Física do Rio Grande do Sul. Utilizou-se o IPAQ longo para verificação do NAFL e os “10 passos da alimentação saudável” para a FHAS. A maioria dos docentes (66,7%) foi considerada suficientemente ativa no lazer. Em relação à FHAS, o passo 8 foi o de maior adesão (62,5%), seguido do passo 7, com 41,7%. Os passos com menor adesão foram o passo 5 com 4,2% e os passos 4 e o passo 2, com 8,3% cada. Nenhum professor aderiu a todos os passos. Concluiu-se que os docentes apresentam NAFL superior a da população em geral, mas que há baixa adesão a hábitos de alimentação saudável.