Indicadores para avaliar a qualidade da aula de educação física na educação básica geral Uma abordagem teórica
Por Alejandro Eleutério Rodríguez Carrión (Autor), Boris René Morales Fisher (Autor), Fluxo de neve de Oliba Seledina (Autor), João Fabian Menoscal Burgos (Autor), Walter Isaac Loor Mendoza (Autor), Nicole Andrea Altamirano Morán (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 308, 2024.
Resumo
O presente estudo surge dos problemas evidentes nas aulas de Educação Física no ensino básico geral, caracterizadas por dificuldades na melhoria da qualidade. Um dos principais fatores que ameaçam o problema é a falta de conhecimento por parte dos professores sobre as TIC e como estabelecer um padrão para avaliar os conceitos básicos dos sistemas educacionais. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão teórica sobre a abordagem teórica sobre os indicadores para avaliar a qualidade da aula de Educação Física na educação básica geral por meio de estratégias de busca bibliográfica. Como metodologia, utilizou-se a revisão bibliográfica de periódicos populares ou de pesquisa científica em bases de dados regionais e de alto impacto como Scopus, Web of Science, Dialnet, Redalyc, Scielo e Latindex, considerando como critérios impacto, relevância e atualidade. O resultado foi que a área da Educação Física está envolvida com o treinamento e desenvolvimento das capacidades físicas e sociais, envolvendo os indivíduos da comunidade educacional, o que permite ao aluno aumentar suas habilidades motoras; Ao mesmo tempo, foi demonstrado que o contexto familiar também desempenha um papel fundamental na infância (meninos e meninas). Concluindo, esta área é útil durante o ensino básico geral, pois propõe atividades que promovem competências e habilidades físicas condicionais e coordenativas (força, velocidade, resistência e flexibilidade).