Resumo

Introdução: O acompanhamento dos escolares quanto a instalação do excesso de peso é de fundamental importância, visto os problemas que podem decorrer desse excesso na vida adulta. Objetivo: O presente estudo analisou o índice de massa corporal de estudantes de uma escola privada do interior do Pará, no período de 3 anos. Métodos: Participaram do estudo 269 alunos de 6ª a 8ª série, matriculados de 2011 a 2013. Os estudantes foram divididos em três grupos para serem avaliados: o G1 (alunos avaliados da 6ª à 8ª série); o G2 (alunos avaliados da 7ª à 9ª série); e o G3 (alunos avaliados da 8ª série ao 1º ano). Os escolares foram avaliados quanto à massa corporal, estatura e índice de massa corporal (IMC). Os dados foram analisados quanto à normalidade e adotou-se a correlação de Pearson para os dados paramétricos e de Spearman para os dados não paramétricos. O nível de significância adotado foi de p<0.05 e o software utilizado foi o Graphpad Prism. Resultados: Foi observado nos resultados correlação positiva para estatura e massa corporal nos 3 grupos e do IMC para o G2, além do mais,houve redução no sobrepeso/obesidade de 8% no G1 ao longo dos 3 anos, de 5% do sobrepeso/obesidade no G2 e no G3 foi notada a menor redução no excesso de peso, 2%. Conclusão: Conforme o método proposto, que o excesso de peso entre os estudantes, no período de 3 anos, oscilou de 28% a 37%, com predomínio de obesidade no gênero masculino.

Referências

Anjos, L.A., e Silveira, W.D.B. (2017). Estado nutricional dos alunos da rede nacional de ensino de educação infantil e fundamental do serviço social do comércio (Sesc), Brasil, 2012. Ciência & Saúde Coletiva, 22(5), 725-1734. https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.12332015.

Araújo, C.G., e Rosa, S.A.M. (2016). Perfil socioeconômico e nutricional de escolares em uma instituição pública de ensino em Jaguaribara-CE. Rev. APS., 19(4), 600-612. https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15817

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