Resumo

O objetivo desta investigação é explicitar como quatro professores/as-pesquisadores/as reelaboram seus próprios saberes docentes ao compartilharem a análise das práticas que têm sido realizadas em três escolas-campo vinculadas ao PIBID e à residência pedagógica em Fortaleza. A argumentação prática tem o potencial de revelar premissas que os/as professores/as têm sobre valores, experiências, condições e contextos de trabalho docente. Contudo, ao confrontar essas premissas, contradições nas práticas pedagógicas podem ser evidenciadas. Metodologicamente, a partir de procedimentos qualitativos de autoconfrontação, cotejamos as narrativas de dois preceptores da residência pedagógica e dois/as supervisores/as do PIBID no subprojeto de educação física da Universidade Federal do Ceará. Os resultados indicam o predomínio de saberes experienciais dos/as professores/as e aspectos dialógicos convergentes, que remetem à perspectiva freireana nas aulas de educação física. Identificamos que ao explicitar a argumentação prática dos/as professores/as, o processo de formação é compartilhado e fomenta novas reflexões. Consideramos que esse processo formativo se torna permanente, sendo incorporado à perspectiva dialógica dos/as professores/as, embora os seus vínculos com os programas institucionais sejam transitórios e temporários. Concluímos que esse é um avanço qualitativo decorrente da colaboração na análise das práticas nos dois programas.

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