Influencia de Um Programa de Pilates em Atletas Amadores de águas Abertas

Por: Aurea Mineiro, Carla Nogueira, Caroline Siriaco Martinez, Fabrício Madureira e Rodrigo Pereira.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

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Resumo

Introdução: o método pilates tem 6 principios básicos que são: respiração, concentração, centralização, controle, precisão e fluidez, com isso os exercícios propiciam diversos benefícios como aumento da capacidade mental e física, proporciona aumenta da força muscular, flexibilidade e melhoras posturais. Porém pouco se sabe ainda sobre a influência deste método em relação aos esportes aquáticos como a natação. Objetivo: analisar a influência de um programa de Pilates na percepção do nado, flexibilidade e resistência muscular de atletas amadores. Métodos: A amostra foi composta por 5 nadadores amadores de águas abertas. O programa contou 12 sessões do Mat Pilates (Pilates solo), priorizando exercícios de alongamento de tronco, cadeia posterior e exercícios de abdômen. Os testes utilizados para avaliação pré e pós foram: Banco de Wells para avaliar a flexibilidade, resistência abdominal (1 minuto), e um questionário de perguntas alternativas de percepção sobre os efeitos do método na rotina do avaliado com as seguintes questões: influencia do pilates no seu dia a dia (1 a 4), bem como, no nado (5 a 8) com relação a postura, respiração, flexibilidade e força muscular. Para analise estatística optou-se pela utilização do teste não paramétrico de Wilcoxon. Os dados estão apresentados de forma descritiva. Resultados: Para o questionário havia as seguintes possíveis respostas: IM – Interferiu muito, I – interferiu, IP - interferiu pouco, NI – não interferiu. Pode-se observar as proporções seguintes para cada resposta: 1ª pergunta relacionada ao dia a dia, 20% IM, 80%I; 2ª: 40% IP, 40%I, 20% IM; 3ª: 20% I, 20% NI, 60% IM; 4ª: 20% I, 60% NI, 20%IM; 5ª pergunta relacionada ao nado: 60% IM, 20% IP, 20% I; 6ª: 60% NI, 20% IM, 20%I; 7ª: 80% I, 20% IP; 8ª: 60%NI, 20% IP, 20%I. Para as demais variáveis ver tabela 1. Conclusão: Após as 12 sessões de treinamento, pode-se observar resultados positivos porém não foram significativos para o desempenho dos indivíduos em relação a flexibilidade e força abdominal, quando comparados ao inicio do estudo, e uma percepção positiva sobre os efeitos do método no dia a dia dos voluntários. Futuros estudos com uma amostra maior, podem aumentar a robustez das afirmativas.

Endereço: http://celafiscs.org.br

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